Palmilhas



Confecção de Palmilhas

Moldagem em espuma

Indicações:

Pé Cavo

Tem o arco longitudinal exagerado, conhecido também por pé em garra. As cabeças dos metatarsos são proeminentes e há um desequilíbrio na distribuição dos picos de pressão, podendo causar metatarsalgia e formar calosidades na base dos dedos.

Pé Plano

É o enfraquecimento, abaixamento e às vezes desabamento terminal do arco medial do pé, conhecido também como pé chato. O arco é uma estrutura de extrema importância, funcionando também como amortecedor de impactos e permitindo a passagem de vasos, nervos e tendões musculares sem compressão. O pé chato pode ser resultado de anormalidade no alinhamento dos ossos, frouxidão ligamentar, desequilíbrio muscular, postural ou a combinação desses fatores.

Apesar de estar intimamente ligado à pronação e ao calcâneo valgo, pode ser diagnosticado individualmente. Na maioria das vezes, não há queixas de dor, mas indivíduos que praticam atividades físicas de impacto ou grandes períodos em pé, podem referir dor, geralmente difusa.

Metatarsalgia

A dor é sentida nas “cabeças” dos metatarsianos, ou ante pé (parte da frente do pé), onde também são comuns as formações de calosidades. As metatarsalgias são de origem mecânica (alteração biomecânica da sustentação do peso) e patológicas (vasculopatias, artrites, doenças metabólicas). As Metatarsalgias podem ser difusas, quando acometem todo o ante pé ou uma parte dele, ou localizadas, quando a sintomatologia atinge uma área tão específica que pode ser detectada a estrutura anatômica envolvida.

Após identificada a alteração mecânica ou assimetria postural responsável pela metatarsalgia, o objetivo será a confecção de uma palmilha que proporcione uma melhor distribuição do peso corporal, diminuindo os pontos de pressão nos metatarsos.

Fascíte Plantar

A Fascite Plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma estrutura fibrosa espessa localizada na planta do pé e se estende do osso do calcanhar em direção aos dedos.

É importante fazermos a distinção entre fascite e esporão de calcâneo. Este, caracteriza-se por uma formação óssea no osso calcâneo, como conseqüência da tensão exercida pela fascia plantar, podendo acometer cerca de até 50% das pessoas portadoras de fascite plantar. É um problema comum nos pés pronados, cavos e planos, ou em esportistas. Quando não tratada, torna-se crônica, podendo levar ao desenvolvimento de lesões no pé, joelho, quadril e problemas de coluna, devido à má postura ascendente.

Desníveis posturais Ascendentes

Os apoios do pé no chão condicionam toda a estática. Não há boa estática sem bons apoios, sejam as alterações dos pés ou do pé causa ou conseqüência da postura deficiente. Os apoios plantares devem ser a primeira preocupação do terapeuta nos tratamentos de reeducação estática. Um exemplo clássico é o desequilíbrio que causa o pé valgo sobre as estruturas ascendentes:

- rotação interna de membros inferiores;

- patelas medializadas;

- tendência ao flexo de membros inferiores;

- aumento da lordose lombar;

- hipercifose torácica compensatória.

Outras alterações ascendentes também podem ser observadas nos pés cavos e assimétricos.

Desníveis posturais Descendentes

Há muito tempo sabe-se da influência de captores sensitivos na postura humana. A importância dos olhos foi colocada em evidência por Romberg, a influência do vestibular por Flourens e o sentido muscular por Sherrington. Atualmente, estudos vêm revelando a importância do equilíbrio crânio mandibular, assim como a tonicidade da musculatura cervical. Nos desequilíbrios descendentes, ou seja, alterações iniciadas nas estruturas citadas,o pé atua como um elemento adaptativo, onde este, “tampona” o desequilíbrio vindo do alto. A adaptação pode ser reversível num primeiro momento, mas o pé pode fixar-se em seguida, perpetuando o desequilíbrio suprajacente.

Dor

A maioria das dores situadas nos pés estão relacionadas com alterações estáticas secundárias a desequilíbrios adquiridos ou congênitos.

Estes desequilíbrios ocasionam dores pelo mau posicionamento articular que leva a distensão crônica da cápsula e dos ligamentos, seguida de contraturas e alterações musculares.

Por isso, além das medidas anti-inflamatórias, analgésicas e manipulativas, deve ser realizado o tratamento ortopédico corretivo para que sejam promovidas novas informações podais, necessárias para a quebra do ciclo desequilíbrio – dor.

Hálux Rígido

É o segundo problema mais comum do hálux depois do hálux valgo (joanete). A articulação metatarsofalângica do hálux é responsável pela dorsiflexão e flexões plantares repetidas, observadas na marcha normal, logo, é uma articulação bastante utilizada. Havendo um desequilíbrio postural que aumente a sobrecarga de apoio nesta região, a marcha fica prejudicada, ocorrendo dor e alterações na cartilagem, causando artrose degenerativa precoce.

Calcâneo Varo

O afundamento astrágalo-calcâneo externo provoca um desvio postural em sentido ascendente, podendo estar associado ao pé cavo:

- rotação externa da perna;

- posicionamento mais lateral das patelas que levam à hiperpressão patelar lateral;

- tendência ao recurvatum;

- retroversão ilíaca;

- verticalização do sacro e diminuição da lordose lombar.

Calcâneo Valgo

Geralmente, vem acompanhado da queda do arco longitudinal do pé, provocando o desvio de estruturas ascendentes:

- rotação interna de membros inferiores;

- patelas mais medializadas;

- tendência ao flexo de joelho;

- ante versão dos ilíacos;

- aumento da lordose lombar;

- hipercifose torácica compensatória.

  • Avaliação de Pisada

    scan_footA prática esportiva, seja profissional ou amadora, vem ganhando cada vez mais importância e mais adeptos em todo o mundo. Com o aumento da atividade esportiva, cresce também os casos de lesões associadas.

    Leia mais...  
  • Órteses e Próteses


    Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não. Quando uma pessoa perde algum membro do corpo, no lugar é posto uma prótese mecânica.

    Leia mais...  
  • Palmilhas


    A reprogramação postural através de palmilha (podoposturologia) é um método que auxilia na abordagem preventiva e terapêutica. Teve origem na escola francesa e busca integrar os conhecimentos entre a influência dos pés e a postura.

    Leia mais...  
 

SHLN Ed. Centro Clínico Norte I Bloco K Sala 03 Asa Norte Brasília-DF - Telefones (61) 3349-3076  / 8564-4532